O que é Síndrome de Sjögren?
A Síndrome de Sjögren (SS) é uma doença auto-imune que tem com manifestação secura nos olhos e na boca associadas com sinais de inflamação glandular. Algumas células brancas (chamadas de linfócitos) invadem vários órgãos e glândulas, principalmente as glândulas lacrimais e salivares, produzindo um processo inflamatório que acaba por prejudicá-los, impedindo suas funções normais. Esta doença é mais comum em mulheres de meia idade, mas também pode ocorrer em homens e em qualquer idade.
Qual a causa da Síndrome de Sjögren?
Sendo uma doença auto-imune, algumas células brancas (chamadas de linfócitos) invadem vários órgãos e glândulas, principalmente as glândulas lacrimais e salivares, produzindo um processo inflamatório que acaba por prejudicá-los, impedindo suas funções normais
Quais são os sintomas da Síndrome de Sjögren?
Os pacientes com “SS” apresentam boca e olhos secos, além disso podem apresentar secura na pele, nariz, vagina, fadiga, artralgias e artrites. Órgãos do corpo, como os rins, pulmões, vasos, fígado, pâncreas e cérebro também podem ser afetados. Esta doença é mais comum em mulheres de meia idade, mas também pode ocorrer em homens e em qualquer idade.
Como ter certeza de que tenho Síndrome de Sjögren?
Além dos sintomas de boca seca e olhos secos, é necessária a avaliação de um médico Oftalmologista para determinar se realmente há falta de lágrima e sinais de inflamação na córnea em decorrência desta secura. Exames laboratoriais como o FAN e derivados, cintilografia de parótidas e biopsia de glândulas salivares também auxiliam no diagnóstico.
Como deve ser o tratamento da Síndrome de Sjögren?
O tipo do tratamento vai depender dos sintomas (que podem ser bastante variados) e da sua gravidade. No caso do paciente somente apresentar secura nos olhos e boca, eventualmente, poderão ser utilizados como tratamento somente lágrimas artificiais e substitutos de saliva. Remédios anti-inflamatórios, corticóides e/ou imunossupressores poderão ser utilizados quando houver manifestação mais graves, objetivando melhora da inflamação e evitando seqüelas.