O que é osteoartrite (artrose)?

É a doença articular mais comum e ocorre com mais frequência em mulheres a partir dos 45 anos e homens a partir dos 50 anos.  Pode afetar todas as articulações, mas joelhos e quadris são os principais causadores de dor e limitação para caminhada e atividades físicas. Outros locais frequentemente acometidos são as mãos, levando à dor, à limitação e a deformidades irreversíveis.

 

Qual a causa da osteoartrite (artrose)?

É uma doença degenerativa e aparece com o evoluir da idade. Há desgaste da cartilagem articular e alterações ósseas, entre elas os osteófitos, conhecidos como “bicos de papagaio”. Tem forte influência genética, ocorrendo em várias pessoas da mesma família, mas também pode apresentar outros fatores de risco como obesidade e desalinhamentos articulares.

 

Quais são os sintomas da osteoartrite (artrose)?

Dor, inchaço na juntas e deformidades em um estágio mais avançado da doença.

 

Como ter certeza de que tenho osteoartrite (artrose)?

Há várias doenças que podem levar a uma degradação da articulação. O que ajuda no diagnóstico é a faixa etária e exames radiológicos que apresentam alterações especificas que definem a doença.

 

Como deve ser o tratamento da osteoartrite?

O tratamento da osteoartrite tem como seu pilar o exercício físico individualizado, para o tipo de envolvimento articular, com reforço muscular e perda de peso.  O uso de anti-inflamatórios não deve ser usado por longo tempo pelos riscos de problemas renais, hepáticos e gastrointestinais. O uso de medicações tópicas (pomadas) podem ser usadas e o uso de colágenos, glucosamina /condroitina, diacereína, insaponificados de soja e abacate tem como função melhorar a dor e o movimento da articulação, sem evidências no que se refere a impedir a evolução da doença. Além disso, há medicamentos intra-articulares com ácido hialurônico, corticóides e fitoterápicos. O médico reumatologista é o profissional que melhor pode indicar o tipo de tratamento para cada caso.