O que é Espondilite Anquilosante?

É uma doença que causa dor nas costas e afeta, mais frequentemente, homens jovens de 20 a 35 anos. Pode também causar dor e inchaço em qualquer articulação, sendo as mais comuns os quadris joelhos e tornozelos.

 

Qual a causa da Espondilite Anquilosante?

Não se sabe a causa, mas parece haver uma desregulação do sistema imunológico, com influência de fatores genéticos e ambientais. A presença de um marcador genético – o alelo HLA-B27, pode ser identificada através de exames de sangue e até 90% dos pacientes apresentam exame positivo.

 

Quais são os sintomas da Espondilite Anquilosante?

O sintoma mais comum é a dor nas costas. Diferente de uma lombalgia esporádica, os pacientes se queixam de dor que aparece, principalmente, quando está parado, ou à noite, tendo que se levantar da cama para andar ou fazer algum movimento para melhorar. Também é comum acordar muito rígido pela manhã, ou “muito duro”, e esta rigidez dura pelo menos uma hora até sentir que está com o corpo mais flexível.

 

Como ter certeza de que tenho espondilite anquilosante?

Não existe um exame de certeza. O diagnóstico é baseado nos sintomas e em alguns exames, como o HLA-B27, provas de atividade inflamatória (VHS e PCR) e exames de imagem (Raio X e ressonância magnética).

 

Como deve ser o tratamento da espondilite anquilosante?

Medicamentos e exercícios são a base do tratamento. Atualmente, existem medicações biológicas que controlam muito bem os sintomas, por isso é importante consultar o médico reumatologista, para esclarecer as dúvidas e iniciar o tratamento.