O que é Lúpus Eritematoso Sistêmico?

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune, cujos sintomas podem surgir em diversos órgãos de forma lenta e progressiva (em meses) ou mais rapidamente (em semanas) e variam com fases de atividade e de remissão. Por ser uma doença do sistema imunológico, que é responsável pela produção de anticorpos e organização dos mecanismos de inflamação em todos os órgãos, quando a pessoa tem LES ela pode ter diferentes tipos sintomas e vários locais do corpo.

 

Qual a causa do Lúpus Eritematoso Sistêmico?

A causa do LES não é conhecida, mas sabemos que fatores genéticos, hormonais e ambientais participam de seu desenvolvimento. Portanto, pessoas que nascem com susceptibilidade genética para desenvolver a doença, em algum momento, após uma interação com fatores ambientais (irradiação solar, infecções virais ou por outros micro-organismos), passam a apresentar alterações imunológicas.

 

Quais são os sintomas do Lúpus Eritematoso Sistêmico?

Alguns sintomas são gerais como a febre, emagrecimento, perda de apetite, fraqueza e desânimo. Outros, específicos de cada órgão como dor nas juntas, manchas na pele, inflamação do pulmão, coração, sistema nervoso, hipertensão e/ou problemas nos rins.

 

Como ter certeza de que tenho Lúpus Eritematoso Sistêmico?

O diagnóstico é feito através da avaliação pelo médico de sintomas e sinais, associados a exames laboratoriais presentes na doença. Exames comuns de sangue e urina são úteis não só para o diagnóstico da doença, mas também são muito importantes para definir se há atividade do LES. Embora não exista um exame que seja exclusivo do LES (100% específico), a presença do exame chamado FAN (fator ou anticorpo antinuclear), em uma pessoa com sinais e sintomas característicos da doença auxilia muito no diagnóstico.

 

Como deve ser o tratamento do Lúpus Eritematoso Sistêmico?

Medicamentos imunossupressores, protetor solar (sempre) e exercícios são importantes no tratamento. Contudo, o médico irá definir qual a melhor medicação a ser usada dependendo do envolvimento do órgão acometido pela doença.